20 de março de 2010

Depressão

Definição



A Depressão é uma experiência muito comum. Qualquer pessoa passa por fases em que se sente farta, triste ou profundamente infeliz e, apesar de habitualmente a razão para tais sentimentos ser óbvia – uma desilusão, uma frustração, a perda de algo ou alguém importante – nem sempre isso se sucede; por vezes, estamos simplesmente de “mau humor”, “acordámos mal dispostos” ou algo do género, mas não sabemos de facto, o que se passa connosco.






Causas

Factores Psico-sociais: as pessoas que já experimentaram períodos de depressão relatam um acontecimento stressante como factor precipitante da doença. A perda recente de uma pessoa amada é o facto mais citado, mas todas as grandes perdas causam um certo pesar.


Factores Biológicos: alterações aos níveis de neurotransmissores relacionam-se à susceptibilidade para a depressão. Algumas hormonas também podem ser um papel importante para um estado de depressão.






Sintomas
Dificuldades de sono e sentimentos de incapacidade
Sentir-se irritado, nervoso e agitado
Perca de auto-confiança e pensamentos de suicídio
Perda de interesse pela vida e desligamento do meio envolvente
Sentimentos de exaustão sem razão aparente

Tratamento

A cultura popular associa depressão como um estado de humor da pessoa e que a sua cura depende do doente. Isso faz com que os indivíduos não encarem a depressão como uma doença e não procurem ajuda médica. O tratamento geralmente envolve uma medicação anti-depressiva e por vezes acompanhada por psicoterapia. Porém, existem outros métodos, como : electroconvulsoterapia, estimulação magnética transcraniana, suplementos alimentares e actividades físicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário