20 de março de 2010

Esquizofrenia

Definição



A Esquizofrenia trata-se de um transtorno psíquico severo que se caracteriza, classicamente, por uma colecção de sintomas que podem ocorrer, como: alterações do pensamento, alucinações, delírio e perda de contacto com a realidade.

Sintomas

Os sintomas esquizofrénicos caracterizam-se essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos intelectuais, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas. Os sintomas não são universais e podem manifestar-se de forma explosiva e instantânea ou insidiosa e gradual.


Sintomas Positivos: estão presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença e são as perturbações mentais acrescentadas às funções psicológicas do sujeito. Resumem-se aos delírios - ideias delirantes, pensamentos irreais.


Sintomas Negativos: são o resultado da perda ou diminuição das capacidades mentais. Existem sinais, como: falta de iniciativa, isolamento, indiferença, apatia e pobreza do pensamento, que se manifestam, porém não são visíveis em todos os sujeitos afectados. O grau com que estão subjacentes a estes sinais depende de indivíduo para indivíduo.

Sem comentários:

Enviar um comentário