20 de março de 2010

Hiperactividade

Definição



A Hiperactividade é um dos mais estudados problemas da infância e da adolescência. Agitação, irrequietude, desorganização e imaturidade, são apenas alguns dos mais comuns sintomas dos indivíduos afectados por este distúrbio.

 
Causas

Existem várias especulações sobre as origens do problema, no entanto sabe-se que há uma forte componente genética envolvida. Um exemplo é o facto de filhos de pais hiperactivos possuem mais probabilidade de serem portadores dessa doença. No entanto existem outras causas, como: traumatismos ao nascimento, exposição a drogas durante a gestação e desestruturação familiar.



Sintomas

A principal ferramenta para a avaliação desses pacientes é a observação clínica e o historial médico. Além dos critérios técnicos, o analisador deve possuir sensibilidade para distinguir entre uma doença ou apenas a personalidade do doente.


Consequências

A pessoa fica cada vez mais insegura e enfrenta dificuldade nos relacionamentos, estudos e trabalho. Existe um abalo na auto-estima e na auto-imagem. Indivíduos que desenvolvem comportamentos hiperactivos possuem maior tendência a desenvolver ansiedade, depressão, transtorno e dependência de drogas.

Tratamento

O tratamento inclui medicamentos que visam melhorar a concentração, organizar as ideias e moderar a impulsividade. No entanto o tratamento farmacológico deve ser acompanhado por psicoterapia.

Sem comentários:

Enviar um comentário